A primeira versão do novo sistema de Gestão de Ausências marca uma evolução significativa no TOConline, alinhada com os desafios e prioridades identificados pelos utilizadores.
Este novo sistema transforma a forma como ausências, férias e processamento salarial são geridos, oferecendo maior integração, eficiência e segurança para contabilistas, empresários e colaboradores.

Vá a toconline.pt/gestao-de-ausencias e descubra tudo!
Principais Benefícios da Gestão de Ausências
Para o Contabilista e Payroller
Menos lançamentos manuais no recibo de vencimento
Todas as ausências aprovadas são refletidas automaticamente no processamento salarial – férias, faltas, doença, entre outras.
Relatórios legais atualizados automaticamente
O Mapa anual de férias é alimentado diretamente pelo sistema de gestão de ausências, pronto a ser apresentado em caso de inspeção da ACT.
Melhor comunicação entre empresa e contabilidade
Atribuições claras de aprovadores e a centralização dos dados de ausências reduzem trocas de emails, pedidos de correção e dúvidas sobre marcações – tudo fica registado e acessível.
Para o Empresário
Controlo total sobre as ausências da equipa
Enquanto empresário, acompanhe em tempo real os pedidos de ausência e aprove-os com base em disponibilidade, sem recorrer a folhas de Excel ou emails dispersos.
Melhor planeamento operacional
Evite sobreposição de ausências e mantenha a continuidade do negócio com uma visão clara da ocupação de cada colaborador.
Organização por departamentos e secções
Delegue responsabilidades de aprovação e mantenha o controlo de forma distribuída ou centralizada, conforme a estrutura da empresa.
Para o Colaborador
Pedido de férias simples e transparente
Submeta pedidos diretamente no TOConline, com informação clara sobre o saldo de dias de férias disponíveis.
Estado do pedido sempre visível
Consulte se o pedido de ausência está em análise, aprovado ou rejeitado, com acesso a histórico de alterações e justificações do aprovador.
Consulta do calendário pessoal de ausências
Aceda ao seu mapa de ausência com feriados, aprovações e registos passados – sempre atualizado.
Funcionalidades-Chave
✅ Gestão Centralizada de Férias e Ausências
Permite registar, aprovar e acompanhar todos os pedidos de férias e faltas de forma integrada.
✅ Responsáveis de Aprovação por Departamento
Agora pode definir quem aprova as ausências em cada departamento ou secção.
✅ Ausências integradas no processamento salarial
Ausências (faltas, férias, doença, etc.) são automaticamente refletidas no processamento salarial e documentos legais
✅ Integração direta de documentos justificativos
Agora poderá anexar na marcação da ausência todos os documentos necessários para a aprovação da mesma.
O que vem a seguir?
Fiquem atentos porque o novo sistema de Gestão de Ausências vai continuar a evoluir! Durante as próximas semanas iremos disponibilizar as seguintes novidades:
- Suporte de contratos diferentes de 8h diárias
- Suporte de ausências horas parciais (ex.: meia-hora)
- Perfil de Empresário com acesso e poderes sobre todas as ausências da Empresa
- Perfil de Contabilista Certificado com acesso e poderes sobre todas as ausências da Empresa
- Aprovador de Departamento com acesso e poderes sobre as ausências das Secções
- Aprovação de ausência automática quando o aprovador marca uma ausência sua
- Novo mapa de férias sumarizado
- Mapa de férias anual (detalhado) com as marcações no sistema antigo (disponível)
Mas não ficaremos por aqui. A evolução da gestão de colaboradores passará em breve por incluir novas áreas – como o Gestão de Presenças (Livro de Ponto) e melhor gestão de contratos dos colaboradores – de forma a garantir que encontra no TOConline todas as ferramentas necessárias para cumprir a legislação, bem como o de aumentar a eficiência da gestão das suas equipas.
Como ativar no novo sistema de Gestão de Ausências?
É simples. Basta aceder ao menu Empresa » Configurações » Dados da empresa e seguir os passos para configurar e disponibilizar a nova funcionalidade aos seu colaboradores.
Para mais informações, aceda ao Manual de Ajuda ou contacte a equipa de suporte do TOConline através do suporte@toconline.pt.