Relatório Único 2019
O TOConline já permite o preenchimento automático dos anexos 0, A e B relativos à informação disponível no processamento salarial referente a 2019
O que é o Relatório Único?
O Relatório Único (RU) é o relatório anual referente à atividade social da empresa, refere-se á atividade da empresa durante o ano anterior e é obrigatório ser entregue por todos os empregadores, que têm trabalhadores por conta de outrem ao seu serviço. Este relatório é de entrega obrigatória anual tal como definido no artigo 112.º da Lei 102/2009, de 10 de Setembro, republicada em anexo da Lei 3/2014, de 28 de Janeiro
Este é constituído pelo relatório principal e por 6 anexos, relativos a determinados assuntos:
- Anexo A – Quadros de pessoal;
- Anexo B – Fluxos de entrada e saída de trabalhadores;
- Anexo C – Relatório anual de formação contínua;
- Anexo D – Relatório anual das atividades do serviço de segurança e saúde no trabalho;
- Anexo E – Informação sobre greves;
- Anexo F – Informação sobre prestadores de serviços.
Quem é obrigado a entregar o Relatório Único?
Todas as empresas que tenham trabalhadores ao seu serviço e estão abrangidas pelo Código do Trabalho, são obrigadas a apresentar o Relatório Único anualmente. As entidades sem trabalhadores estão isentas da entrega deste relatório.
Qual o prazo de entrega do Relatório Único?
A entrega ocorre a partir de 16 de março de 2020. Na sequência do estado de alerta em que nos encontramos devido à epidemia COVID-19, a data final de entrega do RU está a ser ponderada e será reajustada oportunamente.
Como entregar o Relatório Único?
A entrega do relatório único, responsabilidade do empregador, deve ser realizada através do preenchimento de um formulário eletrónico no site do Relatório Único. No Toconline poderá submeter os anexos disponíveis diretamente a partir do Toconline.
Caso ainda não esteja registado deverá fazer o seguinte:
- Pedido de registo no site do Relatório Único;
- Selecionar a opção “Obter Dados de Acesso“;
- Indicar NIF da empresa;
- Preencher os dados pedidos pelo sistema.
Adicionalmente, colocamos à disposição dos Contabilistas Certificados e demais utilizadores a página de Ajuda, em: ajuda.toconline.pt, bem como os serviços de suporte e assistência ao utilizador, pelo número de telefone 227 660 200 e pelo endereço de email suporte@toconline.pt.