Lançamento de faturas de compra em lote a partir do Portal e-Fatura
É agora permitida a importação e registo em lote, por fornecedor, das faturas de compras a partir do Portal E-fatura, sendo igualmente possível a geração automática dos respetivos lançamentos na contabilidade.
Com esta nova funcionalidade, integrada no menu Compras > submenu E-Fatura, pode registar, de forma automática, todas as faturas de um determinado fornecedor, em detrimento do seu registo individual.
Após a importação das faturas do Portal e-Fatura, deve identificar o fornecedor para o qual pretende registar os documentos e proceder ao lançamento em lote, de acordo com os passos abaixo:
Clicando no botão Criar e Associar todos por fornecedor, o programa identifica, automaticamente, todas as faturas emitidas pelo Fornecedor no mês / ano selecionado:
De seguida, o programa preenche os dados do fornecedor, bloqueando estes campos, de modo a assegurar a consistência da informação do documento original, e faz a sugestão da categoria de despesa de acordo com CAE do fornecedor. Se as (categorias sugeridas) forem alteradas, em posteriores sugestões, o programa irá sugerir a categoria de despesa em histórico, definida pelo utilizador. Caso se trate de uma compra de mercadorias, por exemplo, a linha pode ser alterada para produto e preenchida em conformidade:
De salientar que o programa identifica a categoria de despesa de preenchimento obrigatório, sinalizando-a a vermelho. As restantes categorias disponíveis, para as restantes taxas de imposto, permitem que o utilizador, caso pretenda e se justifique, selecione e memorize as categorias de despesa a sugerir.
O utilizador pode ainda guardar as seguintes parametrizações: tipo de documento, método de pagamento e finalização dos documentos na contabilidade:
No final do processo, é apresentado um relatório com todos os documentos gerados e o respetivo lançamento na contabilidade:
Todas estas configurações ficam guardadas para utilização posterior.