Contabilizar os registos de compras é agora mais fácil!

A partir do TOConline pode agora fazer a importação das compras diretamente do E-fatura, criando o registo de compras no TOConline.

Todo o processo de recolha e tratamento dos registos das compras a fornecedores e posterior contabilização integra a atividade diária de uma empresa. Esta nova ferramenta permite de uma só vez efetuar duas tarefas importantes, geração dos documentos no módulo de Compras e posterior sugestão de contabilização.

Qual a importância para o empresário?

                – Controlo dos gastos realizados;

                – Controlo obrigações fiscais – previsão do valor do IVA a pagar;

                – Controlo contas correntes de fornecedores;

                – Gestão comercial integrada – análise rentabilidade.

Qual a importância para o contabilista?

                – Registo das despesas da empresa de forma automática;

                – Evita o tradicional lançamento manual de documentos de compra;

                – Redução do tempo, em particular, no registo das despesas correntes (Alimentação, Combustíveis, …);

                – Conciliação entre as faturas comunicadas no portal do E-Fatura e a contabilidade;

                – Geração de sugestões dos lançamentos contabilísticos (no módulo de contabilidade).

Esta funcionalidade está integrada no menu Compras, na secção de Faturas

1.       O primeiro passo é a introdução dos dados de acesso ao portal E-fatura, por clique no botão, Atualizar do E-fatura.

2.       Uma vez realizado o login, e após seleção do Mês e Ano desejado, serão apresentados os documentos respeitando esses mesmo parâmetros, documentos estes disponíveis para Criação e associação no TOConline.

3.      Após a importação das faturas, o programa, automaticamente preenche os dados do fornecedor, bloqueando estes campos de modo a assegurar a consistência da informação do documento original e faz a sugestão da categoria de despesa de acordo com CAE do fornecedor. 
Se esta (categoria sugerida) for alterada, em posteriores sugestões, o programa irá sugerir a categoria de despesa definida pelo utilizador. Caso se trate de uma compra de mercadorias, por exemplo, a linha pode ser alterada para produto e preenchida em conformidade. Esta ação é ativada por clique no botão Criar e associar.

4.       Após a criação e associação poderá Gravar finalizada. Se optar por Guardar como pago é automaticamente gerado o pagamento respetivo da fatura de compra.

Todos os documentos que são criados e associados podem ser consultados em Compras > Faturas. Pode ainda utilizar os Filtros, no quadrante superior direito, e ao escolher o estado Associado conseguirá visualizar o documento na íntegra.

Ao nível do trabalho no módulo da Contabilidade, será gerada a sugestão de contabilização para estes registos importados do E-fatura, como se um documento criado no TOConline se tratasse.