Saiba quais os procedimentos a realizar no momento da migração da contabilidade para o TOConline
Se vai começar a trabalhar no TOConline, então este artigo é para si. Neste artigo vamos enumerar todos os passos que devem ser realizados antes de iniciar a trabalhar com o TOConline:
1º) Descarregar os ficheiros SAF-T do programa anterior de contabilidade:
Deve ser exportado o SAF-T de contabilidade referente ao exercício imediatamente anterior ao exercício que vai trabalhar, isto é, se vai iniciar o exercício de 2019 no TOConline, deve descarregar o exercício de 2018.
Recordamos que desde 2017, é obrigatório os programas de contabilidade, disponibilizarem a possibilidade de descarregar o ficheiro SAF-T da contabilidade.
2º) Validação do SAF-T no validador disponibilizado pela Autoridade Tributária. Pode também utilizar o conversor SAF-T(PT) para Excel disponível na área de membro da OCC.
Após validação do SAF-T, passamos de imediato para a criação do exercício através da importação de SAF-T, obtendo assim um espelho de todos os lançamentos efetuados na aplicação anterior.
3º) Criação do exercício através de Importação de SAF-T:
Para realizar esta tarefa, o utilizador deve selecionar o menu Contabilidade > Exercícios > Novo Exercício
Na opção “Escolher o tipo de modelo” > Selecionar a opção : Importar por SAF-T de contabilidade
Selecionar o modelo de acordo com a taxonomia constante no SAF-T a importar:
Como verificar qual a taxonomia que se encontra no SAF-T:
Quais os benefícios de integrar o ficheiro SAF-T do exercício anterior no TOConline:
– Lançamento de abertura automático;
– Definição da numeração das subcontas de clientes e fornecedores
– Obter comparativos nas demonstrações financeiras
4º) Abertura do primeiro exercício fiscal:
Para criar o exercício o utilizador deve selecionar as seguintes opções: Contabilidade > Exercícios > Novo Exercício
Selecionar a opção “Plano SNC sugerido pelo TOConline”:
Selecionar o modelo, de acordo com o modelo SNC aplicável a empresa, Micro, Pequena, Base e selecionar o exercício criado através de SAF-T para obter a numeração das sub-contas Fornecedores e Clientes:
Selecionar o período do exercício fiscal e identificar as configurações, de acordo com as necessidades contabilísticas:
Antes de iniciar os trabalhos na contabilidade, deve verificar a numeração das variáveis fornecedores e clientes. Caso o número de dígitos sejam manifestamente insuficiente para o desenrolar do novo exercício, então deve proceder a alteração da respetiva numeração. A mesma análise deve ser efetuada para definir o valor por omissão nas variáveis (valor utilizado na sugestão de contabilização).
Colocamos à disposição dos Contabilistas Certificados e demais utilizadores a página de Ajuda, em: ajuda.toconline.pt, bem como os serviços de suporte e assistência ao utilizador, pelo número de telefone 227 660 200 e pelo endereço de email suporte@toconline.pt.